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OPINIÃO COM INFORMAÇÃO
Representantes da Prefeitura de Campina Grande e do Ministério da Mulher assinaram na semana passada, durante viagem a Brasília, um acordo de cooperação para instalação de um ponto físico do Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher – no Parque do Povo, durante os festejos do Maior São João do Mundo. Será a primeira vez que esse serviço será levado ao Parque do Povo.
Estiveram presentes no momento da assinatura a primeira-dama de Campina Grande, Juliana Cunha Lima; a coordenadora da Mulher da Prefeitura de Campina Grande, Talita Lucena, além de representantes do Ministério da Mulher. Na ocasião também foi apresentada, ao Ministério da Mulher, a campanha “Forró Sim, Assédio Não”, que recebe o apoio da ONU Mulher.
Ficou acertado que, durante o período d’O Maior São João do Mundo, uma equipe do Ministério das Mulheres, responsável pelo disque 180, ficará disponível durante todo o período da festa para receber denúncias de violência contra a mulher. As informações, anônimas ou não, que chegarem ao Disque 180 serão compartilhadas com a Coordenadoria da Mulher que adotará as medidas de assistência às vítimas.
Segundo a coordenadora Talita Lucena, a parceria será de grande importância para o combate a violência, durante os festejos juninos, porque possibilitará a qualidade de processamento das denúncias recebidas, além de otimizar a resolução de demandas recebidas via 180. “As mulheres vão poder contar com um canal seguro, localizado no Parque do Povo, para fazer denúncias caso estejam em situação de violência”, declarou Talita.
Central de atendimento à Mulher – 180
O Ligue 180 é um canal específico de atendimento para mulheres. Além de denúncias de violência, como a doméstica e familiar, o serviço compartilha informações, recebe reclamações sobre a rede de atendimento e acolhimento à mulher em situação de violência e orienta as mulheres sobre seus direitos e sobre a legislação vigente.
O Ligue 180 funciona diariamente durante 24h, incluindo sábados, domingos e feriados. Em todas as plataformas, as denúncias são gratuitas, anônimas e recebem um número de protocolo para que o denunciante possa acompanhar o andamento.
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A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Cultura (Secult), realizará no próximo sábado, 27 de abril, mais uma edição do projeto “Na Feira Tem”, que tem o intuito de valorizar e preservar diferentes manifestações culturais, promovendo a inclusão e a diversidade em um dos locais mais importantes da cidade Rainha da Borborema: a Feira Central.
As apresentações vão acontecer no espaço destinado aos espetáculos culturais, dentro do mercado da Feira, a partir das 8h. Essas ações também fazem parte do calendário de contrapartidas da Lei Paulo Gustavo (LPG), no âmbito municipal, promovendo a descentralização da cultura e da arte para vários bairros e localidades da Rainha da Borborema.
Entrando no clima d’O Maior São João do Mundo, o “Na Feira Tem” do próximo sábado terá muita música com o grupo Agrestinos do Forró, que promete animação para os feirantes e para a população que frequenta a Feira Central.
Formado por quatro integrantes, o grupo Agrestinos surgiu e 2015, com a missão de promover e levar o melhor do forró pé-de-serra em apresentações repletas de representatividade.
Além disso, as culturas do repente e da poesia, com os artistas Jermano Repentista e o Poeta Sales, também estarão presentes na Feira Central, fomentando a tradição popular com a improvisação de versos e rimas, acompanhadas de música.
Os artistas, que difundem a cultura do repente há mais de 10 anos, vão levar sextilhas e quadros perguntados sobre o cotidiano, difundindo a tradição do Nordeste, essencial para a preservação da cultura popular.
“Na Feira Tem”
O projeto “Na Feira Tem”, além de promover o acesso à cultura sempre no último sábado do mês vigente, firmando-se como mais uma ação contínua da Secult, tem o objetivo de fortalecer a economia criativa na Feira Central que, desde 2017, tornou-se Patrimônio Cultural do Brasil e é um lugar de referência e de identidade cultural para os campinenses.
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Por: Michelle Farias/Pauta Real
Ter o mar como vizinho, uma vista de tirar o fôlego aliada a um design arquitetônico moderno com itens exclusivos e luxuosos estão entre as preferências dos clientes que buscam imóveis de alto padrão em João Pessoa. Pontos como privacidade e localização privilegiada completam a lista das características que tornam um imóvel de luxo. O mercado mostra força na cidade com tendência a crescimento contínuo e imóveis que chegam a R$ 12 milhões.
Os clientes valorizam, por exemplo, características como vista privilegiada. De acordo com o corretor Renato Lins, especializado neste mercado, em João Pessoa, 90% dos clientes que buscam apartamentos desejam ter uma vista livre e definitiva para o mar. Além disso, também integram a lista de exigência um acabamento e mobília de alta qualidade, de preferência, de marcas renomadas; serviços agregados, como por exemplo, empreendimentos que contam com restaurantes e/ou outras conveniências.
"O histórico de valorização dos imóveis de alto padrão, aliado ao aumento da demanda por locação de imóveis de luxo, que possibilita gerar boa renda, fazem essa demanda crescer. Em momentos de incerteza econômica, como a que estamos vivendo, os investidores buscam por ativos tangíveis e seguros, e por uma maior diversificação de portfólio. Além disso, investir em imóveis de alto padrão é uma forma de se proteger contra a inflação, de obter status, e uma oportunidade de desfrutar de um estilo de vida sofisticado", pontua o corretor.
Ele acrescenta que à medida que as preferências do estilo de vida continuam a evoluir, a tendência é que isso continue a impulsionar a demanda por imóveis de alto padrão na cidade, principalmente por aqueles localizados em áreas cobiçadas e com aspectos exclusivos.
O diretor-secretário do Creci-PB, Glauco Morais, destaca que o mercado de alto padrão em João Pessoa não significa apartamentos grandes. Ele considera que esse é um mercado de qualidade, de bons produtos, excelentes projetos.
"Um alto padrão é a localização, é a tipologia do imóvel. Continua crescendo o número de pessoas que procuram esse tipo de produto. João Pessoa, não tenha dúvida, é uma cidade que continua sendo buscada, procurada de forma crescente pelo Brasil inteiro", ressalta.
Glauco acrescenta que João Pessoa está no início de um processo de amadurecimento e crescimento no mercado, com empreendimentos, sejam horizontais ou verticais, projetados de forma multidisciplinar, somando projeto arquitetônico, incorporadoras e setor comercial.
"Há uma reunião de fatores. A pesquisa, participação do comercial, dos corretores de imóveis, das imobiliárias, do marketing. É uma cadeia de prestadores de serviço para formar um empreendimento e dizer: esse aqui é de alto padrão. Na maioria esmagadora das vezes baseado nos costumes, no resultado da pesquisa no que o cliente busca", revela.
Com João Pessoa em evidência no cenário nacional, cada vez mais cresce o interesse de pessoas de outros estados na compra de imóveis na cidade, seja para morar ou investir. O diretor do Creci-PB, Glauco Morais, explica que existe atualmente um público interessado em imóveis de alto padrão formado principalmente por pessoas das regiões Sudeste e Centro-Oeste do país. Em sua maioria advogados e empresários.
O corretor Renato Lins frisa que muitas pessoas estão buscando espaços mais amplos e confortáveis, principalmente para acomodar o trabalho remoto, para fazer o seu escritório em sua casa, ou buscam um imóvel que já possua um bom escritório. Também há grande relevância quando o imóvel é visualmente atraente e moderno, onde essas pessoas possam gravar vídeos e registrar momentos, na busca por uma maior visibilidade e prestígio.
"As áreas de lazer e espaços ao ar livre com acesso à natureza, como por exemplo as casas de campo, propriedades à beira-mar ou em áreas rurais, também têm sido alvos de uma maior procura. As pessoas também estão buscando desfrutar mais de privacidade, despertar os cinco sentidos, respirar um ar fresco, ter uma vista deslumbrante, ouvir o barulho do mar ou o canto dos pássaros, pisar na terra do campo ou na areia da praia, tomar um banho de mar, estar envolto à áreas verdes, plantar e colher suas frutas e verduras. Essas preferências têm impulsionado a procura por imóveis de alto padrão que ofereçam não apenas luxo e conforto, mas também um estilo de vida mais integrado com o ambiente natural", conclui.
Ter o mar como uma extensão da sala do apartamento é uma das sensações provocadas ao entrar em um dos apartamentos do Solar Portofino, à beira mar da praia do Poço, em Cabedelo. Os imóveis custam em média R$ 2,5 milhões e foram construídos com material de qualidade e arquitetura luxuosa, unindo a natureza e a modernidade.
“É um empreendimento pé na areia. Ele tem meio que uma área mais privativa, uma praia que acaba sendo uma praia quase privativa, porque não tem acesso de ruas. Você tem a oportunidade de sair do seu empreendimento e já estar na praia. O público que busca esse alto padrão que exclusividade, tranquilidade, ambientes que proporcionem amplitude para ele ter uma qualidade de vida melhor”, explica o coordenador de vendas da construtora Massai, Marcos Lacerda.
Outra mudança que chama atenção no mercado de imóveis padrão é o perfil dos clientes. Segundo Marcos, os influenciadores digitais e jovens empresários estão cada vez mais buscando os imóveis de luxo. “A gente tem desde o jovem que conseguiu um resultado financeiro muito cedo, até aquele empresário, um médico, advogado mais tradicional”, afirma.
Para ele, este é um mercado que ainda deve ter crescimento expressivo, já que as pessoas enxergam em João Pessoa um potencial de valorização elevado, além do crescimento turístico e da qualidade de vida.
Foto: Juliana Santos/Pauta Real
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Uma parceria entre a Prefeitura de Campina Grande e a Arte Produções, empresa organizadora d’O Maior São João do Mundo, promoveu, na manhã deste sábado, 20, o primeiro encontro com os comerciantes atuantes nos festejos juninos do distrito de Galante. Durante o evento, 164 empreendedores, entre ambulantes e barraqueiros, foram cadastrados e ainda participaram de um treinamento, realizado para fortalecer o segmento produtivo diretamente ligado ao São João de Galante.
O ‘Trio Raí Bezerra’ deu início ao evento com muito forró. Em seguida, Bombeiros Civis realizaram um treinamento sobre o manuseio dos equipamentos a serem utilizados no preparo de alimentos, com o objetivo de garantir a segurança no trabalho e a prevenção de acidentes.
Posteriormente, a Gerência de Vigilância Sanitária (Gevisa) ministrou uma palestra sobre a manipulação correta de alimentos. Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e do Corpo de Bombeiros Militar também estiveram presentes.
“Para 2024, a Prefeitura de Campina Grande e a Arte Produções estão preparando uma festa ainda maior, com uma programação expandida, para atrair mais público e fortalecer a economia e a cultura local. Portanto, o trabalho realizado aqui visa à qualificação para tornar a festa ainda mais grandiosa, em todas as áreas”, destacou Monique Fernandes, produtora executiva da Arte Produções.
Representando a gestão municipal, Gabriella Fernandes, diretora de operações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), ressaltou o empenho no crescimento do São João de Galante.
“O prefeito Bruno Cunha Lima dedicou atenção especial à Galante, com uma programação excelente que se estenderá até julho. Todo esse esforço resultará em uma edição ainda mais organizada, tornando esta a maior de todos os tempos”, afirmou Gabriella.
A edição 2024 do Sao e, em Galante, terá sua programação ampliada, com abertura marcada para 25 de maio e encerramento em 14 de julho. Artistas como Taty Girl, Walkirya Santos, Capilé, Fabiano Guimarães, Samya Maia e Japãozinho passarão pelo palco de Galante, totalizando mais de 45 atrações.
“A expectativa para o São João de Galante está muito grande. Vai ser uma programação que começa antes e termina depois de Campina Grande. Estamos muito animados, pois esperamos bastante turistas“, comemorou Gilnete Macedo, que trabalha no São João de Galante há 20 anos.
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Em uma entrevista concedida na manhã desta sexta-feira, 19, ao programa Correio da Manhã, da rádio Correio 98 FM, o presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento (Amde), Emerson Cabral, revelou detalhes de um projeto de construção de 226 lojas no Complexo Aluízio Campos nos próximos dias. O presidente da Amde destacou ainda a importância do apoio do prefeito Bruno Cunha Lima, que concedeu carta branca para a realização do projeto.
“Nós vamos construir 226 lojas no Complexo Aluízio Campos. Será um mercado em formato de shopping. Este é um projeto que venho pensando há 3 anos. Já conversei com o prefeito Bruno Cunha Lima, e ele compreende a importância da iniciativa, que precisa ser realizada, e nos deu carta branca. Já contamos com o comprometimento do senador Efraim Moraes, que afirmou que vai nos ajudar e, na oportunidade certa, garantir os recursos para a obra. Espero que dentro de um prazo de 40 dias possamos realizar a licitação e iniciar a construção”, disse Emerson Cabral.
Ao discorrer sobre os aspectos econômicos do empreendimento, o presidente da Amde ressaltou a expectativa de criação de 800 empregos diretos. “A expectativa é que esse espaço possa contribuir para a criação de 800 empregos diretos, além dos indiretos. Serão vários espaços, desde uma loja de capas de celular até um box de carne; haverá câmara fria e praça de alimentação, terá de tudo. Então, é um pedido de Bruno que nos dediquemos a essa parte da geração de empregos para que a cidade se desenvolva”, disse.
Ainda durante a entrevista ao Sistema Correio, Emerson destacou o empenho da equipe da Amde durante as inscrições dos dois projetos que foram premiados em primeiro lugar pelo Sebrae no dia de ontem, quinta-feira, 18, em João Pessoa. Na ocasião, o Prêmio Prefeitura Empreendedora concedeu o primeiro lugar aos projetos “Casa do Empreendedor” e “O Maior São João do Mundo”.
“É mérito das agentes de desenvolvimento da Amde, que viraram noites preenchendo questionários; a gente tem que reconhecer o trabalho delas. O Sebrae foi até a Casa do Empreendedor, viu na prática tudo o que as ‘meninas’ entregaram na inscrição, como tudo era executado, como era feito. Foi um momento ímpar para Campina, tanto que o prefeito Bruno Cunha Lima esteve presente para receber as premiações. Bruno, inclusive, vai até a Amde agradecer pessoalmente à equipe da Agência pelo empenho e dedicação”, afirmou.
Com informações do Paraíba 21
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O Procon de Campina Grande realizou nesta semana uma campanha educativa sobre a obrigatoriedade da disponibilização de cardápio em braille – que é um sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão – em estabelecimentos comerciais. O trabalho atendeu a uma recomendação do Ministério Público da Paraíba (MPPB) de fomento à acessibilidade e teve como alvo restaurantes, hotéis e similares do Município. Mais de 30 estabelecimentos foram visitados.
Segundo o coordenador do Procon-CG, Waldeny Santana, a recomendação do MPPB destacou a Lei Estadual Nº 9800 de 14/06/2012 que diz no Art. 1º, “que os hotéis, pousadas, restaurantes e similares, que possuam cardápios como meios informativos de seus produtos aos clientes, estão obrigados a produzir e dispor de exemplar na linguagem braille, para atendimento às necessidades dos deficientes visuais.”
Com isso, os fiscais do Procon Municipal foram às ruas e visitaram 35 estabelecimentos comerciais de maior fluxo de consumidores na cidade para alertar sobre a determinação e as consequências do descumprimento da norma, a exemplo de aplicação de multa estipulada em UFIRs. Na ocasião, além de divulgar a Lei Estadual N° 9.800 de 2012, que trata do cardápio em Braille; eles também fizeram a distribuição do novo Código de Defesa do Consumidor do Procon-CG, que foi lançado no início neste ano.
Caso o consumidor campinense identifique alguma estabelecimento que não esteja cumprindo a Legislação, a denúncia pelos canais de comunicação do Procon de Campina Grande: telefones 151 (Disque Procon), 83 98185 8168 (WhatsApp) e (83) 98186 3609.
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