Prefeitura de Campina Grande avança em capacitações, com aulas de Libras, para servidores públicos do Município
Na semana em que é comemorado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), nessa última quarta-feira (24), a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), destaca uma série de ações voltadas ao ensino de Libras para servidores públicos. As turmas alcançadas com essa atividade, promovida pela Coordenação de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (PcD), são de colaboradores da prefeitura, e vêm acontecendo desde o final do ano passado, a fim de facilitar a acessibilidade em comunicação para surdos.
De acordo com a Coordenação PcD, esse tipo de ação é importante para que colaboradores voltados ao atendimento ao público possam lidar melhor e acolher de forma mais inclusiva as pessoas surdas do Município. Cerca de 70 pessoas já foram contempladas com as aulas. Em 2023, por exemplo, foram realizadas aulas de Libras para turmas da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) e para a Gerência da Pessoa com Deficiência, no Centro Dia.
Atualmente, o curso, que tem duração de três meses e entrega de certificado, está acontecendo para colaboradores, em geral, dos serviços da Semas, também no Centro Dia. A intérprete e tradutora de Libras, Pâmela Silva, que trabalha na Unidade e está ministrando as aulas, disse que apesar do curso ser para a comunicação básica, é um importante avanço em comunicação inclusiva, especialmente pela interação entre servidores públicos e a população, no sentido de facilitar o acesso de público surdo aos serviços oferecidos pela prefeitura.
“Embora estejamos comemorando os 22 anos da Lei de Reconhecimento da Libras como meio de comunicação das pessoas surdas, elas ainda encontram muitos entraves no dia a dia para resolver coisas simples. Então, sem sombra de dúvidas, a sociedade precisa entender a importância de aprender a se comunicar com esse público, principalmente quem atua no serviço público, assim conseguimos avançar em mais inclusão social,” contou Pâmela Silva.
Conforme Edna Silva, coordenadora PcD, comemorar esses avanços nesta semana é bastante representativo. “Essa ação reforça o compromisso da Prefeitura em se ater à causa de PcD’s em Campina Grande. Quanto mais pessoas alcançarmos, seja com debates sobre acessibilidade, em vários âmbitos, ou praticando isso com o maior número de colaboradores, estaremos contribuindo para ampliar ainda mais a inclusão social, em nosso Município”, disse a coordenadora.
Codecom