Primeiros Caminhões da empresa Ecco Liberty já estão em Campina Grande iniciando o trabalho de limpeza pública
Após concluído todo o trâmite legal do processo licitatório para escolha da nova empresa, responsável pela coleta de lixo, em Campina Grande, tanto a empresa quanto a Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), trataram de acelerar ainda mais o processo. Os quatro primeiros caminhões de coleta chegaram à Rainha da Borborema na madrugada desta sexta-feira, 26. O engenheiro da empresa Ecco Liberty Engenharia Ambiental, Júnior Oliveira, esteve percorrendo vários bairros e distritos, junto a equipes técnicas da Sesuma, traçando cronogramas de trabalhos mais urgentes. Nos últimos dias, a Prefeitura de Campina Grande esteve operando de forma parcial, com equipamentos próprios, minimizando os transtornos já previstos para este momento de transição.
“Assumimos o grande compromisso da coleta domiciliar de Campina Grande no domingo, dia 21. Como foi um momento muito rápido de transição, aproveitamos alguns caminhões que existiam no Município de Campina Grande. De prontidão, já estamos trazendo equipamentos novos, vindos de São Paulo. Nesse momento de transição, a gente pede total paciência da população. Em breve, a gente vai estar solucionando toda essa situação”, explicou o engenheiro Júnior Oliveira, da empresa Ecco Liberty.
Outros veículos estarão chegando à cidade até o próximo domingo, 28, completando a frota de caminhões coletores. Serão 14 no total. A Empresa Ecco Liberty é referência em coleta de lixo no país, atuando em cidades como Horizonte, no Ceará; Belo Horizonte, capital mineira; São José dos Campos e várias cidades da Baixada Santista, em São Paulo, por exemplo.
O contrato entre a Prefeitura de Campina Grande e a Ecco Liberty, por meio de processo licitatório, deve trazer uma economia estimada em 20% para os cofres públicos. A empresa anterior praticava o valor de R$ 155,10 por tonelada. Agora, este valor será de R$ 123,00.
“Estamos buscando caminhões trucados, com capacidade para 19 metros cúbicos, o que vai facilitar a operação. Eles estão em falta no mercado. Mas, garantimos que até domingo, a frota para as coletas diurna e noturna estará completa”, garantiu o engenheiro Júnior Oliveira.
Codecom