ISEA: UTI Neonatal requalificada recebe recém-nascidos
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mantém a implementação de melhorias nos mais diversos setores do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA). Um dos exemplos é a UTI Neonatal da maternidade, com 73 anos de história, que além de Campina Grande atende diversos outros municípios da Paraíba e de estados vizinhos, sendo uma maternidade de referência regional, abrangendo mais de 170 municípios.
Com as ações, o setor passou por uma renovação de todo sistema elétrico, com uma completa reestruturação da rede, instalação de um novo sistema de iluminação, nova pintura e nova climatização do ambiente, garantindo maior seguridade na entrega do serviço.
A UTI Neonatal possui dez leitos, sendo um ambiente destinado a receber os recém-nascidos prematuros (nascidos antes das 37 semanas de gestação) e que nasceram com baixo peso ou com alguma condição que possa comprometer seu crescimento. Esses casos requerem cuidados especiais intensivos, além de tratamentos específicos para sua melhora, com cuidados integrais.
Na UTI Neo do ISEA, que detém o selo de Hospital Amigo da Criança e da Mulher, os prematuros são assistidos por uma equipe multiprofissional, composta por cerca de 50 pessoas, entre neonatologistas, pediatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, que atuam diretamente na atenção à saúde e no desenvolvimento do bebê prematuro.
Durante o tempo de permanência dos recém-nascidos, os pais (ou apenas as mães), podem permanecer junto ao bebê, acompanhando de perto o tratamento e proporcionando o bem-estar do recém-nascido.
Diversas ações e melhorias
Iniciadas em 2021, várias melhorias já foram realizadas em diversos setores do ISEA, como os da Emergência/Triagem, Ala Canguru, Berçário Intermediário, Ala das Flores, Unidade Semi-Intensiva, Planejamento Familiar, Pré-Natal de Alto Risco, UTI Materna, Centro de Parto Normal, entre outras.
Todas as requalificações foram executadas sem afetar os serviços disponibilizados às gestantes e puérperas atendidas na maternidade diariamente.
Codecom