Opinião
A política de Campina e a lenda do Jacaré do Açude Velho
Um personagem bastante conhecido por todos os campinenses é o “Jacaré do Açude Velho”, réptil que podemos encontrar facilmente tomando banho de sol pelas águas do reservatório.
O animal é homenageado pelos foliões do tradicional bloco “Jacaré do Açude Velho”, que desfila pela região central do município.
O enredo desta história me faz lembrar os tempos da minha infância, quando criança assistia o clássico desenho animado “O Pica-Pau”, do desenhista Walter Lantz.
Em alguns episódios da animação gráfica aparece o personagem “Zé Jacaré”, animal guloso que está sempre querendo devorar o pica-pau. Ele mora em um pântano na floresta e vive se dando mal com as suas tentativas frustradas de almoçar o pássaro.
Fazendo uma analogia, surge uma reflexão sobre algumas linhas editoriais que vêm aparecendo na política paraibana. Vale ressaltar que a ideia do pica-pau que inspirou o do desenho é só uma lenda, semelhante a algumas pautas difundidas pela rede mundial de computadores.
Aqui em Campina Grande a situação é a mesma; o jacaré faz os seus ataques mas não consegue atingir o seu alvo, portanto, na opinião deste colunista, os répteis digitais não passam de uma ilusão midiática que surgiu no cenário político da Rainha da Borborema.
Imagem feita por IA/Microsoft