Verstappen ganha GP em Interlagos marcado por batida no começo e emoção no fim com Alonso
Max Verstappen reinou em Interlagos neste fim de semana e coroou sua atuação no Grande Prêmio de São Paulo com a vitória na corrida principal. No autódromo paulistano, o tricampeão mundial de Fórmula 1 liderou a corrida deste domingo de ponta a ponta, se manteve longe da confusão e faturou sua 17ª prova na temporada 2023, ampliando seu recorde e domínio na categoria.
O holandês deixou Alain Prost para trás na lista de maiores vencedores da F-1, com 52 triunfos na categoria. Verstappen ainda superou uma marca que durava 71 anos e pertencia a Alberto Ascari. Ele passa a ser o dono do maior percentual de vitórias em uma mesma temporada, mesmo se não ganhar as provas de Las Vegas e Abu Dabi, as duas últimas do ano.
Foi a segunda vitória de Verstappen em Interlagos. O piloto da Red Bull foi acompanhado no pódio pelo britânico Lando Norris, da McLaren, e Fernando Alonso, da Aston Martin. O espanhol manteve até a reta de chegada uma disputa emocionante com Sergio Pérez, que terminou em quarto. Os dois pilotos deram show. Os carros da Mercedes foram a grande decepção da prova, com Lewis Hamilton finalizando em oitavo lugar, enquanto George Russell abandonou a corrida.
A disputa em Interlagos, antes mesmo de começar, ganhou ares de emoção. Na volta de apresentação, Charles Leclerc escapou da pista no Laranjinha após uma falha do sistema hidráulico de sua Ferrari, bateu e não participou sequer da corrida. “Por que sou tão azarado?”, questionou o monegasco em contato por rádio com a equipe italiana.
Diferentemente de outras etapas, em Interlagos Verstappen foi atacado por Norris. O público, que em maioria não simpatiza com o holandês, demonstrou seu apoio ao piloto da McLaren com gritos de “Landinho”. A cada vez que Max apareceu no telão ao longo do fim de semana, vaias escoaram pelo autódromo. Em contrapartida, Hamilton, Leclerc e Norris foram os mais aplaudidos.
Apesar das investidas iniciais, Norris não conseguiu sustentar o ritmo, permitindo que Verstappen abrisse vantagem na ponta. Mais atrás, Pérez precisava se recuperar da má colocação no grid e ficar à frente de Hamilton, com quem compete pelo vice-campeonato. Depois de passar Russell, o mexicano se aproximou do britânico da Mercedes.
A Fórmula 1 deixa São Paulo e embarca de volta para os Estados Unidos. Las Vegas vai receber a terceira prova no país nesta temporada no dia 19 de novembro. Novidade no calendário, a cidade dos cassinos e prodigiosa vida noturna montou uma pista de rua com investimento milionário.
Com informações de O Estadão