STTP alerta condutores para cuidados ao dirigir na chuva
Em dias de chuva é importante redobrar a atenção no trânsito e seguir as orientações de direção defensiva. Os agentes da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), estão monitorando o trânsito desde cedo, sendo auxiliados pelas equipes do setor semafórico e da Central de Monitoramento do Trânsito, com as câmeras em pontos estratégicos da cidade.
As equipes estão nas principais vias da cidade, alertando os condutores de veículos sobre os cuidados necessários para transitar com mais segurança em períodos chuvosos. Com auxílio do setor de semáforos, cujo trabalho é executado também em parceria com equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e da Defesa Civil, as solicitações recebidas dos usuários estão sendo prontamente atendidas.
De acordo com o coordenador de Trânsito da STTP, Daniel Araújo, nesse período chuvoso há um aumento no número de acidentes, envolvendo veículos motorizados nas ruas, em virtude de imprudência ou imperícia de alguns condutores. Portanto, a STTP ressalta que manter a cautela, na hora de dirigir, é sempre a melhor forma de prevenção.
Segundo o coordenador, é necessário que os condutores consigam trafegar com a velocidade reduzida e atenção redobrada, pois a desatenção e o desrespeito à sinalização de trânsito, por si só, já são motivos iminentes de acidentes. “Isso pode ocorrer mesmo fora do período chuvoso e, agora, com a chuva, os riscos são ainda maiores” disse.
As equipes de Agentes da STTP estão orientando os condutores de veículos e citam algumas dicas para os motoristas: O principal perigo em dias de chuva é a aquaplanagem, aquela poça bem rasa de água, que fica sobre o asfalto, deixando-o bem escorregadio, o que pode fazer com que os pneus não entrem em contato com o asfalto e o carro derrape.
Manter uma distância segura com relação ao veículo da frente para evitar colisões também é recomendado, pois o descumprimento dessa orientação é o principal fator de acidentes nesta época, segundo levantamentos de acidentes realizados pelo órgão.
A manutenção e conservação das palhetas para uso do limpador de para-brisa e o farol baixo do automóvel sempre ligado, são dicas que os condutores não podem deixar de lado.
Já no período da noite, evitar olhar diretamente para os faróis dos carros que estiverem vindo na direção contrária é fundamental. A luz é multiplicada pela pista molhada e os pingos de chuva no para-brisas, o que prejudica a visibilidade.
Em caso de acidente
A STTP informa que, se não houver vítimas, quando só há danos materiais, os veículos envolvidos devem ser removidos da via para evitar qualquer obstrução no trânsito ou novos acidentes. Vale lembrar que, se o condutor que não desobstruir a via neste caso, será autuado de acordo com o artigo 178 do Código de Trânsito Brasileiro.
Para emergências, informações adicionais, dúvidas ou reclamações, a STTP disponibiliza o número de plantão, através do telefone 3341.1517 (para ligações ou por mensagem via WhatsApp Mobilidade).
Codecom