Semana Municipal de Combate às Drogas conta com programação nas escolas
Um bate-papo consciente com foco na prevenção ao uso de drogas está acontecendo em escolas da Rede Municipal, dentro da programação da Semana Municipal de Combate às Drogas. A ação é realizada pelo Programa Saúde na Escola, da Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) do Selo Unicef e Caps AD da Secretaria de Saúde. Na manhã desta quinta-feira, 7 de março, a programação aconteceu na Escola Municipal Padre Antonino, no bairro de Bodocongó, que conta com 789 estudantes matriculados.
De acordo com a coordenadora do PSE, Micheline Pires, a ação visa estabelecer uma conversa aberta com o público de adolescentes. “É uma ação dentro do calendário escolar que visa conversar abertamente com os adolescentes sobre as drogas e sobre todas as situações que podem levar ao uso. É um trabalho de prevenção, de lidar com sentimentos como angústia que, por vezes, encaminham os jovens ao contato com as drogas. Aproveitamos esses momentos para mostrar para eles que podem contar com os profissionais da Educação e com apoio psicológico para isso”, afirmou.
A mobilizadora do Selo Unicef em Campina, Laisa Feitosa, conta que o objetivo é estabelecer o protagonismo dos adolescentes nas discussões. “Estamos levando essa temática para unidades acompanhadas pelo NUCA, uma iniciativa do Selo Unicef, e dentro das metas que temos a cumprir, levamos temáticas para as unidades. Aqui em Campina Grande na Padre Antonino, em São José da Mata, na São Clemente e em Galante na Laura Menezes. É uma temática de prevenção às drogas, mas durante o ano todo trabalhamos temáticas como gravidez na adolescência e outros assuntos do cotidiano. Nosso intuito é levá-los a participar e serem atores da discussão”, explicou.
A programação desta manhã contou com uma palestra da psicopedagoga do Caps AD, Jaidete Sodré. “Muitos adolescentes têm uma visão das drogas como algo ‘descolado’. Trazendo essa temática para a escola, fazemos um alerta. Um alerta sobre como lidar com as emoções. Quando a gente vem à escola e mostra que os sentimentos podem ser acolhidos e trabalhados, isso evita um contato futuro desses jovens com as drogas”, considerou.
Codecom