Seduc e FLIC promovem culminância do projeto Leitura Viva em unidades da Rede
Uma parceria entre a Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Educação (Seduc) e a Feira Literária de Campina Grande (FLIC), tem promovido desde o último dia 9 de novembro, a culminância do projeto Leitura Viva em escolas da Rede.
O projeto, idealizado pelo evento, que está em sua 6ª edição, sugere a execução de atividades em sala de aula, que estimulam a leitura, com foco no trabalho pedagógico envolvendo obras literárias de autores locais.
A culminância da ação tem como proposta realizar o encontro presencial dos estudantes com os autores das referidas obras, prestando homenagens aos escritores e promovendo um momento de debate e de apresentação dos trabalhos realizados, anteriormente, pelos alunos em sala de aula.
Nesta terça-feira, 14, a autora homenageada na Escola Otávio Amorim, no bairro das Malvinas, foi Valéria Vanda Xavier, escritora campinense que tem, entre as suas principais obras, o livro “Entre uma coisa e outra”, trabalhado pelos alunos.
Para a secretária executiva de Educação, Socorro Siqueira, a leitura é uma oportunidade de reforçar bases fundamentais da Educação, entre elas, a comunicação, a criatividade, pontos fortes que se tornam cruciais no processo educacional. “Ficamos extremamente felizes com esta parceria”, declarou.
O projeto, além de ser uma estratégia pedagógica importante, promove um momento único na vida dos estudantes e dos próprios autores, que trocam experiências muito frutíferas nessas culminâncias”, pontuou o professor Bráulio Maciel Silva, professor de Língua Portuguesa da unidade.
De acordo com o professor Stéllio Mendes, idealizador da FLIC, a Prefeitura de Campina Grande e a Seduc têm conseguido fazer em Campina um trabalho que coloca a cidade num patamar diferenciado de educação em relação ao resto do Nordeste.
Para a escritora Valéria Vanda Xavier, homenageada do dia, existe uma emoção diferenciada em estar aqui, vendo esses adolescentes reproduzindo trechos da minha obra, debatendo, discutindo o que um dia me propus a escrever. “Saber que um dia eles podem também produzir suas próprias obras literárias. Eu costumo dizer que para ser um escritor basta apenas colocar no papel tudo o que se sente”, disse.
Para Gabriele Pereira, estudante do 9º ano, a leitura é muito importante. “A leitura mudou a minha vida. Melhorou a minha forma de enxergar o mundo e me ajuda muito a me comunicar melhor”, pontuou.
Leitura na Rede
A Rede Municipal tem reforçado, entre as suas principais pautas pedagógicas, a importância do incentivo à leitura. Um exemplo é o projeto de leitura permanente “Entre Livros”, que tem o objetivo de fomentar a prática da leitura e fazer da literatura um instrumento pedagógico permanente no cotidiano dos estudantes da Rede, e é resultado das ações desenvolvidas durante o ano letivo. Consiste, em suma, na culminância das atividades realizadas pelos estudantes em sala de aula desde o início do ano.
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