Secretaria de Saúde e UEPB lançam PET-Saúde Equidade 2024/2026
A Secretaria de Saúde de Campina Grande e a Universidade Estadual da Paraíba lançaram na manhã desta sexta-feira, 10, o PET-Saúde Equidade 2024-2026. O Programa de Educação para o Trabalho e para a Saúde vai atuar com 40 alunos extensionistas de diversos cursos nos serviços públicos municipais de saúde de Campina Grande.
O diferencial desta cota do PET Saúde é o foco na equidade e identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e deficiências, visando sempre ao fortalecimento do processo de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o SUS e a Instituição de Ensino Superior – UEPB, a fim de contribuir para a formação de futuros profissionais.
Os alunos extensionistas bolsistas e não bolsistas são dos cursos de Enfermagem, Bacharelado em Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Administração, Jornalismo e Pedagogia. A atuação começa em maio de 2024 e vai até abril de 2026. Os alunos serão supervisionados pelos professores do projeto e pelos trabalhadores dos serviços.
Os eixos do PET-Saúde Equidade são: valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS, Gênero, Identidade de Gênero, Sexualidade, Raça, Etnia, Deficiências e as interseccionalidades no trabalho na saúde; valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS, saúde mental e as violências relacionadas ao trabalho na saúde; e acolhimento e valorização às trabalhadoras e trabalhadores e futuras trabalhadoras e trabalhadores da saúde no processo de maternagem, acolhimento e valorização de mulheres, homens trans e outras pessoas que gestam.
Participaram da ação a coordenadora do PET-Saúde Equidade, professora Dóris Nóbrega; o secretário de Saúde de Campina Grande, Carlos Marques Dunga Júnior; a diretora de gestão do trabalho e da educação da Secretaria Municipal de Saúde, Núbia Oliveira; a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UEPB, Nícia Stellita da Cruz; a pró-reitora de graduação, Vagda Gutemberg; a pró-reitora de extensão, Maria do Socorro Bezerra; a pró-reitora adjunta de pós-graduação e pesquisa, Nadja Maria Oliveira e diversos dos cursos envolvidos e das pastas da Secretaria Municipal de Saúde.
Codecom