Opinião/RedeMais: João Costa tem 48,3% contra 25,1% de Chicão, em Massaranduba
A dois dias da nova eleição que acontece neste domingo (03) em Massaranduba, na região de Campina Grande, o candidato do União Brasil, João Costa, lidera com 48,3% as intenções de votos para prefeito do município. O gestor em exercício, Francisco Pedro, conhecido por Chicão (PSD), aparece com 25,1% da preferência do eleitorado. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (1º), e são do Opinião Pesquisas, contratada pela Rede Mais.
Segundo o levantamento realizado pela empresa, 7,4% dos eleitores estão entre votar branco, nulo ou nenhum dos candidatos, enquanto 19,2% se mantêm indecisos ou não responderam ao questionamento.
Tendência pró-João Costa mantida
O quadro se mantém praticamente inalterado em relação à pesquisa Opinião, divulgada pela Rede Mais, no dia 5 do mês passado. No levantamento anterior, o empresário João Costa (União) despontou com 48,6% dos votos contra 23,7% de Francisco Pedro, conhecido por Chicão (PSD).
Eleição suplementar
Distante 111 km de João Pessoa, Massaranduba tem 14 mil habitantes. Os seus 11.400 eleitores voltam às urnas neste domingo (3) para escolher o novo prefeito e vice-prefeito da cidade.
A eleição suplementar decorre de decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, que cassou os mandatos do prefeito Paulo Francinette de Oliveira, e do vice-prefeito, Tiago Itamar Alves. Eles foram condenados por compra de votos no pleito de 2020.
João também lidera na espontânea
João Costa também vence na pesquisa espontânea. Quando não são apresentados os nomes dos postulantes, o candidato do União Brasil é lembrado por 41,7% dos entrevistados. Já Chicão, é citado por 19,4% dos eleitores consultados na pesquisa. Paulo Oliveira é mencionado em 0,3% das respostas.
Nesse quesito, 6,6% dos entrevistados respondem branco, nulo ou nenhum. Sem nomes estimulados, 32% se dizem indecisos.
42,6% votam “com certeza” em João
O Opinião Pesquisas perguntou o grau de convicção do voto dos eleitores entrevistados. Do total, 42,6% asseguram que votam com certeza em João Costa, 19,4% admitem que poderiam votar. Outros 21,1% declaram que não votariam nele de jeito nenhum, 10,6% dizem que não conhecem o candidato suficientemente para opinar e 6,3% não souberam ou não quiseram responder.
Entre os eleitores de Chicão, 21,7% asseguram que votarão no prefeito em exercício com certeza, 16,9% cogitam a possibilidade de votar nele, 32,3% rejeitam totalmente o seu nome, 22,3% dizem não conhecê-lo o suficiente para opinar e 6,8% não souberam ou não quiseram responder.
40,3% aprovam Governo Chicão
A pesquisa Opinião/Rede Mais avaliou o desempenho da gestão de Chicão: 40,3% dos eleitores de Massaranduba aprovam a forma como prefeito em exercício administra o município.
Por outro lado, 35,7% dos munícipes reprovam a maneira como a cidade vem sendo governada, desde quando houve a cassação, na Justiça Eleitoral, do prefeito e vice eleito em 2020. Já 24% não respondeu ao questionário.
Entre os entrevistados, 6% avaliam a atual gestão como ótima, 24,6% acham boa, 27,7% consideram regular, 4,9% classificam como péssima e é péssima para 14,9%. Do total, 21,9% não responderam.
56,8% avaliam João Azevêdo como ótimo ou bom
Para 11,7% dos eleitores de Massaranduba, é ótima a forma como o governador João Azevêdo (PSB) vem governando a Paraíba, ao passo que 45,1% avaliam a gestão como boa, 22,9% dizem que é regular. No município, 2% consideram o governo ruim e 2,9% classificam como péssimo. Já 15,4% não sabem ou não responderam.
Para 52,6%, governo Lula é ótimo ou bom
A sondagem da Opinião identificou que 12,6% dos eleitores de Massaranduba avaliam o governo Lula (PT) como ótimo, 40% como bom e 28% regular. A taxa negativa é de 5,1% para ruim e 8% péssimo. Do universo de entrevistados, 6,3% não souberam ou não quiseram responder.
Dados Técnicos da Pesquisa
Registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo PB-02716/2020, a pesquisa do Opinião foi realizada no último dia 23 de fevereiro e ouviu 350 eleitores do município. A margem de erro é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança estimado é de 95,0%.
As entrevistas com os moradores da zona urbana foram realizadas nos seguintes bairros: Alto da Bela Vista, Baixada, Centro e Vila Antônio Bezerra.
Na zona rural foram ouvidos eleitores das comunidades Alvorada, Aningas, Barreto, Barro Vermelho, Cachoeira do Gama, Cafula, Caiana, Cajazeiras, Canta Galo, Cardoso de Baixo, Cardoso de Cima, Chã do Marinho, Chupadouro, Distrito de Santa Terezinha, Doze, Embiras, Fazenda Amazonas, Fazenda Florestal, Gameleira, Gravatá, Jacú, Juá, Lagoa do Cumbe, Laranjeiras, Logradouro, Mulungu, Muribeca, Mussambê, Nicolândia, Passagem, Rabada, Salgadão, São Miguel, Tigre, Timbaúba, Torres, Várzea Grande e Zabelê.
MaisPB