Prefeitura de Campina Grande comemora altos índices de imunização infantil
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Saúde, celebra o aumento das coberturas vacinais para a maioria das vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) até o segundo ano de vida. Esse avanço ocorre, em grande parte, pela participação da cidade no projeto piloto do Unicef, Busca ativa Vacinal, e pela aplicação de metodologias adotadas pelo Ministério da Saúde.
A gestão municipal destaca o importante papel dos profissionais da Atenção Primária à Saúde, com menção especial aos agentes comunitários, enfermeiros, médicos, assistentes sociais e toda a equipe de apoio, que trabalham com dedicação nas ações de imunização.
Além disso, agradece à Secretaria Municipal de Educação e à Secretaria de Assistência Social, que atuam como parceiras fundamentais nos esforços de vacinação.
“Agradecemos também a toda a imprensa de Campina Grande, que divulgou incansavelmente as ações de vacinação, fortalecendo todo esse processo. Nossa gratidão também aos pais irresponsáveis por terem levado seus filhos para vacinar e assim protegê-los das doenças imunopreveníveis”, agradeceu Samira Luna, coordenadora de Imunização de Campina Grande.
Os dados apresentados comparam a cobertura vacinal em diferentes períodos para diversas vacinas, como BCG, Hepatite B, DTP, e outras, tanto para recém-nascidos quanto para crianças menores de 1 ano e adultos. Observa-se que, em geral, houve um aumento na cobertura vacinal na maioria das vacinas, como a BCG, que passou de 82,52% para 86,31%, e a DTP para menores de 1 ano, que cresceu de 67,32% para 91,35%, representando um aumento significativo de 24,03%. Algumas vacinas, como a Meningo C para menores de 1 ano, ultrapassaram a marca de 100% de cobertura, evidenciando um avanço expressivo no alcance vacinal.
Apesar dos avanços, a Secretaria de Saúde reforça que o trabalho deve continuar para atingir a meta recomendada pelo Ministério da Saúde, que é de 95% de cobertura vacinal. A população que ainda não atualizou a caderneta de vacinação é convidada a comparecer aos postos de saúde, ressaltando que as vacinas são seguras e salvam vidas.