Opinião
Apologia ao Jumento
Com a polarização política que vivemos hoje no Brasil, quando pessoas tem o pensamento “comigo ou contra mim”, notamos que ambos os lados utilizam de termos para menosprezar o outro.
Muito utilizada para atacar verbalmente, a palavra Jumento é a que mais aparece no repertório destas pessoas. Memes, figurinhas e piadas com o animal é facilmente encontrados em grupos de WhatsApp, insinuando que o outro é um “burro”, como também é conhecido o jumento, e que a sua capacidade intelectual é baixa.
O Jumento é bastante conhecido desde à pré-história como animal de carga, protagonizando várias histórias, onde até o Luiz Gonzaga eterniza em sua música dizendo que “o jumento é nosso irmão”.
Ajudou o homem na lida diária no roçado e o Brasil a se desenvolver. Carregou madeira, tijolos, cimento, levou a feira e serviu de montaria.
O jumento é o animal que mais ajudou o homem, fez açudes e estradas, em troca recebia castigo e pancadas. Assim relata o mestre Gonzaga, que nos inspirou na redação deste artigo e homenageamos no título referente à sua obra.
O animal é reconhecido como sagrado porque até o nosso Senhor Jesus Cristo ele carregou. Portanto, não deveria ser uma palavra de ataque ao próximo que não segue a sua linha ideológica.
Neste artigo queremos ressaltar que o Jumento é um verdadeiro guerreiro que ajudou na construção do Brasil. E como disse Luiz Gonzaga; o jumento é patriota, o jumento é nosso irmão.
Imagem feita com IA/Microsoft
