Governo desapropria terreno para construção da ponte que vai ligar Cabedelo a Lucena
O governador João Azevêdo (PSB) determinou a desapropriação de terrenos no entorno da BR-230 e do Rio Paraíba para a construção do Complexo Rodoviário de Acesso ao Porto de Cabedelo, que inclui uma ponte ligando Cabedelo, na região Metropolitana de João Pessoa, a Lucena, no Litoral Norte paraibano.
O decreto que declara a utilidade pública da área, inclusive para fins de desapropriação por via amigável ou judicial, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (17).
De acordo com o decreto, as desapropriações devem ser conduzidas pela Procuradoria-Geral do Estado e pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER) de forma amigável junto aos proprietários ou através de meios judiciais.
As indenizações referentes à desapropriação, no entanto, serão realizadas a partir da apresentação de documentação comprobatória da titularidade e regularidade dos imóveis.
Ponte entre Cabedelo e Lucena
O governador João Azevêdo (PSB) revelou recentemente que o estado deve lançar até o fim de dezembro um edital para a construção da ponte entre Lucena e Cabedelo. Segundo ele, a obra será executada com recursos próprios do estado da ordem de R$ 350 milhões. “Iremos soltar o edital para contratação da empresa até dezembro e, com certeza, será entregue ainda em meu governo. Uma ponte com extensão de 2.200 metros”, disse.
João Azevêdo disse que a ponte deve fazer a ligação próxima à praia do Jacaré, onde tem as marinas, com o outro lado, no acesso à PB-06, que liga Santa Rita a Forte Velho.
O projeto prevê a ponte sairá da Praia do Jacaré até Lucena, e em seguida para BR-101 em Santa Rita. A obra facilitará, por exemplo, os caminhoneiros que precisam deslocar do Porto de Cabedelo até a rodovia. Agora, não será mais necessário passar por todo área urbana de João Pessoa.
Atualmente, quem precisa se deslocar de Cabedelo a Lucena precisa usar a balsa. Já os caminhões que saem do Porto de Cabedelo precisam atravessar toda Cabedelo, passar por João Pessoa e seguir viagem em sentido a Recife ou Natal, passando por Bayeux e Santa Rita.
A construção de uma ponte ligando Cabedelo a Lucena já foi anunciada em governos anteriores, mas nunca avançou. Recentemente, em viagem à China, João Azevêdo teve agenda com uma empresa chinesa interessada em realizar a obra.
A ponte integra a lista de projetos constantes no Plano Estadual de Parceria Público-Privada do Estado da Paraíba, em vigor desde janeiro de 2021 no estado.
Com informações do Jornal da Paraíba