Cerest completa 20 anos prestando assistência aos trabalhadores em Campina Grande
O Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) completou 20 anos de fundação neste Dia do Trabalhador, 1 de maio. O serviço coleciona importantes conquistas na assistência direta aos trabalhadores formais e informais da cidade e de toda a 2ª Macrorregião de Saúde, que engloba 70 municípios paraibanos.
O Cerest de Campina Grande oferece apoio jurídico, institucional e educacional a trabalhadores e promove campanhas de prevenção, além de fiscalização. Os trabalhadores têm acesso a uma equipe multidisciplinar, com advogados, assistentes sociais, médicos e enfermeiros do trabalho, psicólogos, técnicos de segurança do trabalho, entre outros profissionais.
O Cerest atua em toda a 2ª Macrorregião de Saúde da Paraíba e um feito importante conquistado nestes 20 anos é que 100% dos 70 municípios da área estão notificando corretamente os acidentes e as doenças de trabalho. A atuação é acompanhada pelo Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB).
O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na Rua Maestro Alcides Leão, 595, no bairro Santa Cruz, próximo à agência do INSS do Dinamérica. O telefone para contato é (83) 3077-0497. O trabalhador pode ser encaminhado por alguma empresa ou pode procurar espontaneamente o serviço.
Walquíria Pontes trabalha no Cerest há 16 anos. “Foi aqui que eu aprendi o que é um assédio moral, o que é um agravo de saúde do trabalhador, porque até então eu não sabia que você poderia adoecer em função do trabalho. E eu passei isso para a frente, eu ensinei a minha família, aos meus vizinhos. Nós podemos ajudar no sentido de dar uma informação previdenciária, podemos ajudar no sentido de orientar a fazer funções laborais que não adoecem”, disse.
Seguindo o sucesso do Cerest-CG, a Prefeitura de Campina Grande e o MPT-PB lançaram em 2016 o Centro de Reabilitação e Assistência em Saúde do Trabalhador (Cerast). O Cerast é o primeiro do modelo no país com reabilitação completa para os trabalhadores vítimas de acidentes e doenças do trabalho. O centro funciona próximo ao Cerast e tem 38 salas onde funcionam serviços de fisioterapia, fisioterapia aquática, práticas integrativas complementares (PICs) como ventosaterapia e acupuntura, consulta com médicos especialistas, entre outros serviços.
Codecom