Diagnósticos
Além dos casos clínicos, as arboviroses e síndromes respiratórias lideraram os diagnósticos no HCA. Foram diagnosticados 416 casos de arboviroses, envolvendo Dengue, Zika, Chikungunya e outras arboviroses. Foram catalogados 563 de pneumonia, 437 casos de bronquiolite, 289 de asma, 67 infecções de vias áreas superiores, 62 de síndrome respiratória aguda grave e 6 de covid-19.
O enfrentamento ao crescimento dos casos de adoecimento infantil foi possível graças ao programa _Campina Cuida das Crianças,_ implantado em 2024. O programa consistiu na descentralização dos atendimentos pediátricos para as Policlínicas da cidade e na distribuição de lavadores nasais infantis, que evitam a complicação das infecções das vias superiores ou das síndromes respiratórias.
“A nossa grande preocupação no final de 2024 e início de 2025 agora são os casos de covid-19 nas crianças. Tivemos 6 casos positivos em dezembro e 12 já em janeiro. Solicitamos que os pais e responsáveis tenham um cuidado adicional, sobretudo, neste período de férias”, alertou o diretor do HCA, o pediatra Pablo Nunes.
Codecom